
O capítulo:

A novela, considerada como um dos maiores sucessos da atual fase da dramaturgia da emissora, reabre uma faixa de reprises, encerrada em junho de 2009 com "Bicho do Mato".
A trama
Novela do autor Tiago Santiago foi exibida entre 2007 e 2009 na Record
A popular trama escrita por Tiago Santiago teve três temporadas na emissora. Desta vez, como será exibida mais cedo, a ideia é que o público infantil possa acompanhar mais a história.
A primeira temporada foi produzida entre agosto de 2007 e junho de 2008; a segunda, Os Mutantes - Caminhos do Coração, de junho de 2008 a março de 2009; e a terceira, Promessas de Amor, foi ao ar de março a agosto de 2009.
No elenco da trilogia estavam ainda Tuca Andrada, Preta Gil, Gabriel Braga Nunes, Ítala Nandi, Nanda Ziegler, Ângelo Paes Leme, Taumaturgo Ferreira, Renata Dominguez, Luciano Szafir, Bianca Castanho, Cláudio Heinrich, Karen Junqueira, Fafá de Belém, Toni Garrido e Fernanda Nobre, entre outros.
Efeitos especiais
Sem dúvida alguma, o grande destaque da novela foi o uso maciço de efeitos visuais. Quem não se lembra do ator Sérgio Malheiros, o Aquiles, correndo quilômetros em segundos? E dos voos da menina Ângela, vivida pela atriz-mirim Júlia Maggessi? E da visão privilegiada de Ágata (Juliana Xavier)?
Todo o trabalho de efeitos visuais da trama de Tiago Santiago é assinado pela equipe de Marcelo Brandão, de 45 anos, supervisor de efeitos visuais da Record há quatro. Ele disse em entrevista recente ao R7 estar feliz com a reprise da novela.
- Estou otimista com a reprise. Acho que vai fazer sucesso de novo. Vai pegar um horário mais cedo, ideal para crianças e jovens.
Para a tarefa, Marcelo teve à sua disposição uma equipe de 25 pessoas e equipamentos de computação dignos dos filmes de Hollywood, mas não gosta de comparações com o cinema.
Segundo Marcelo, o desafio foi grande, já que foram 240 capítulos na primeira parte da trilogia, e por episódio havia muitas cenas que exigiam o máximo de sua equipe.
- Sem dúvida nunca houve antes um programa diário com tanto efeito visual. Havia de 20 a 30 cenas por dia que necessitavam do nosso trabalho. Isso foi inédito. Um desafio e tanto. Mas valeu a pena. Foi um sucesso arrebatador.
Os Mutantes - Caminhos do Coração rendeu excelentes médias de audiência à Record. A novela alcançava os 20 pontos, consolidando o segundo lugar para a emissora. Algumas vezes, chegou à liderança.
Esse é um dos departamentos mais importantes entre os mutantes, já que é responsável por manter o convívio dos humanos e dos mutantes na Terra.
Trata-se de um órgão de proteção à especie. Lá são feitas também, pesquisas para descobrir como render os poderes dos mutantes do mal.
O órgão conta com tecnologia de última geração e é o único que pode salvar o mundo de poderes malignos.
O DEPECOM começa a novela com uma organização simples e logo ganha investimentos em pesquisa e agentes preparados para deter os mutantes perigosos. No local, há duas alas em conflito: a do bem e a do mal.
Ele fica dividido em duas alas. Na primeira, os os agentes trabalham para deter apenas os mutantes violentos, deixá-los nas celas, e preservar os pacíficos. Eles investigam a Liga Bandida, que se organizou em São Paulo, e sua comandante: dra. Júlia Zaccarias, uma reptiliana disfarçada que tomou o elixir da juventude e rejuvenesceu 30 anos.
Ainda tem a ala do mal, que faz de tudo para exterminar os mutantes, inclusive os pacíficos.
Ângela, a menina alada, é um dos mutantes de Caminhos do Coração. A novela reestreia nesta segunda-feira (31), às 18h15, na telinha da Record.
Vavá, o menino-lobo, é resultado de uma das experiências da clínica Progênese. Mutantes - Caminhos do Coração reestreia na telinha da Record na próxima segunda-feira (31).
Durante a novela, a atriz revela que se casou e amadureceu profissionalmente
- É uma excelente oportunidade para quem não viu. E o melhor. Agora vai ao ar mais cedo. O público infantil, que já gostava da novela mesmo indo ao ar mais tarde, agora vai se esbaldar. E vai alcançar um público novo também.
O ator também se lembra com carinho das gravações, apesar de elas terem sido muito puxadas.
- A novela foi muito trabalhosa, mas o clima era tão bacana que fluía bem. Adorei ter feito. Era cansativo de gravar, já que havia muita cena de ação e luta para o meu personagem. Já tinha noção de cenas de luta e tiro de outros trabalhos. Mesmo assim era exaustivo. Fiquei dois anos sem férias. Mas valeu a pena.
O esmero na produção e o ineditismo do tema da novela fizeram Felipe compará-la com os seriados americanos.
- Foi uma novela diferente de tudo o que já existiu na teledramaturgia. As tramas hoje em dia são mais focadas no cotidiano, nas zonas sul do Rio ou de São Paulo, são mais pop. Mutantes era mais parecida com seriados americanos. Tinha esse ritmo, com muita ação e aventura.
O personagem de Felipe esteve presente nas três temporadas por conta de sua importância na Depecom e pelo desejo pessoal do ator.
- A Depecom nasceu com o Beto. Participar de toda a trilogia foi bom pois deu para construir a história dele do começo ao fim, quando ele vira secretário de Justiça. O autor, Tiago Santiago, chegou a me perguntar se eu gostaria de fazer a terceira parte e eu disse que sim, lógico. Não queria sair. Acho que há projetos em que a gente tem que ir até o fim. Fui um dos únicos a fazer os quase 600 capítulos.
Para o ator, a novela Mutantes - Caminhos do Coração marcou uma renovação em sua carreira.
- Toda uma geração passou a me conhecer de outra forma. Para as crianças o que marcou na minha carreira foi o Beto. Até hoje eu sinto o carinho da garotada.
- Estou de férias. Tenho viajado bastante e feito cursos de reciclagem. Meu contrato com a Record vai até o meio do ano que vem. Estou à disposição deles, aguardando um convite.
Apesar de ter gravado sem parar durante mais de dois anos, Felipe já sente falta dos estúdios.
- Estou com saudades, sim. Adoro trabalhar. Já descansei bastante. Estou pronto para voltar a gravar.
A partir de segunda-feira, Bianca Rinaldi, a Arminda de “Ribeirão do Tempo” (à direita), estará no ar como protagonista de duas novelas na Record. É que “Caminhos do coração” voltará à grade, às 18h15m. A trama era imprópria para menores de 12 anos, mas no início do mês o Ministério da Justiça a reclassificou. Para que isso acontecesse, a novela foi reeditada para 200 capítulos. Antes tinha 240.
A trama central "Os Mutantes, Caminhos do Coração" envolve a personagem Maria (Bianca Rinaldi), acrobata do Circo Don Pepe. Logo no início da história, a doce artista circense se vê como a principal suspeita de matar o milionário Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono da Progênese, uma das maiores redes de hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil. Há uma armação para que ela seja acusada do crime. Os mistérios da novela começam a se desenrolar quando Maria descobre que não é filha biológica dos pais, os donos do circo. Para tentar provar sua inocência e conhecer sua verdadeira origem, a acrobata se torna uma fugitiva e conta com a ajuda do policial federal Marcelo (Leonardo Vieira), que trabalha numa investigação para descobrir quem envenenou sua mulher Mabel (Sabrina Greve).
- Era muito divertido. Adorava fazer a novela. Minha família era muito engraçada e meio doida também. Havia os mutantes já na trama, mas eu fazia parte do núcleo realista. O Rodrigo disputava o poder na empresa. Era ambicioso. E bem sacana também. Se envolvia ao mesmo tempo com várias mulheres.
Ângelo comemora também o horário de reexibição da novela.
- Achei legal passar de novo a novela. E, à tarde, pega o público infanto-juvenil. A trama combina mais com esse público. Na época, percebia que os jovens eram a audiência da trama. Às seis da tarde, acho que tem chance de fazer mais sucesso ainda do que em 2007, quando o folhetim ia ao ar às 22h.
O ator Eduardo Lago concorda com o colega de novela.
- Agora a novela vai estar no horário ideal. Antes era muito tarde para as crianças, que é o público-alvo da trama. Moro num lugar onde há muitos pequenos e eles já estão vibrando com a reprise. Todos querem torcer pelos seus heróis. É um público adorável. Vai ser sucesso de novo, tenho certeza.
O ator Eduardo Lago em cena da novela Mutantes. Foto Munir Chatack/Record
Mutantes - Caminhos do Coração foi a primeira novela de Eduardo na Record. Na trama ele interpretou Guiga, pai de Ângela (Júlia Magessi), menina que podia voar.
- Essa novela trouxe um diferencial enorme, com o uso da ficção científica. E foi precursora também. Agora está a maior onda de vampiros. Já tínhamos os nossos naquela época. Foi bem bacana e inesquecível fazer a novela, apesar da dificuldade em gravar por conta dos inúmeros efeitos visuais.Eduardo contracenou com o núcleo infantil da novela, o que se revelou uma novidade em sua carreira.
- Contracenava com atores novos fazendo TV. Gravava com crianças. 95% das minhas cenas eram ao lado delas. Foi um exercício mesmo. Exigiu muito. Mas foi muito legal.
Todo o trabalho de efeitos visuais da trama de Tiago Santiago - que foi ao ar pela primeira vez de agosto de 2007 a junho de 2008 e que gerou outras duas continuações de igual sucesso - é assinado pela equipe de Marcelo Brandão, de 45 anos, supervisor de efeitos visuais da Record há quatro. Ele disse ao R7 estar feliz com a reprise da novela, que vai ocupar a faixa das 18h15.
- Estou otimista com a reprise. Acho que vai fazer sucesso de novo. Vai pegar um horário mais cedo, ideal para crianças e jovens.
Para a tarefa, Marcelo teve à sua disposição uma equipe de 25 pessoas e equipamentos de computação dignos dos filmes de Hollywood, mas não gosta de comparações com o cinema.
- Não dá para comparar um filme, com 90 minutos de duração e que leva muito mais tempo na finalização, com uma novela, de 45 minutos diários. Mas, sem dúvida nenhuma, a gente conseguiu um trabalho muito bom. Muitas TVs do mundo não tiveram a ousadia que a gente teve aqui na Record.
Muita coisa foi desenvolvida pela equipe de Marcelo. Por exemplo, um marcador para as asas da personagem Ângela (Júlia Maggessi).
- As asas da anjinha eram colocadas num efeito de computador. O movimento delas era captado por essas bolinhas, como numa antena, desenvolvida pela nossa equipe. Para cada efeito visual, a gente bolava uma solução. As imagens depois eram inseridas graças ao fundo verde de chroma-key (como mostra a foto acima dessa reportagem).
Segundo Marcelo, o desafio foi grande, já que foram 240 capítulos na primeira parte da trilogia, e por episódio havia muitas cenas que exigiam o máximo de sua equipe.
- Sem dúvida nunca houve antes um programa diário com tanto efeito visual. Havia de 20 a 30 cenas por dia que necessitavam do nosso trabalho. Isso foi inédito. Um desafio e tanto. Mas valeu a pena. Foi um sucesso arrebatador.
Mutantes - Caminhos do Coração rendeu excelentes médias de audiência à Record. A novela alcançava os 20 pontos, consolidando o segundo lugar para a emissora. Algumas vezes, chegou à liderança.
A atriz Natália Guimarães, que interpretava a mulher-aranha na novela. Foto Divulgação Record
O R7 quis saber com Marcelo qual foi o personagem que mais deu trabalho para a sua equipe. Eis a resposta:
- Com certeza foi a mulher-aranha, vivida pela Natália Guimarães. Foi muito difícil fazer o contato das patas de aranha com o corpo dela. Tudo foi feito em 3D. Tudo que existe só no plano virtual é complicado de fazer a junção com o real. Temos que nos esmerar muito para não ficar artificial.