Ao todo, eram de 20 a 30 cenas por capítulo da novela abusando de computação
Todo o trabalho de efeitos visuais da trama de Tiago Santiago - que foi ao ar pela primeira vez de agosto de 2007 a junho de 2008 e que gerou outras duas continuações de igual sucesso - é assinado pela equipe de Marcelo Brandão, de 45 anos, supervisor de efeitos visuais da Record há quatro. Ele disse ao R7 estar feliz com a reprise da novela, que vai ocupar a faixa das 18h15.
- Estou otimista com a reprise. Acho que vai fazer sucesso de novo. Vai pegar um horário mais cedo, ideal para crianças e jovens.
Para a tarefa, Marcelo teve à sua disposição uma equipe de 25 pessoas e equipamentos de computação dignos dos filmes de Hollywood, mas não gosta de comparações com o cinema.
- Não dá para comparar um filme, com 90 minutos de duração e que leva muito mais tempo na finalização, com uma novela, de 45 minutos diários. Mas, sem dúvida nenhuma, a gente conseguiu um trabalho muito bom. Muitas TVs do mundo não tiveram a ousadia que a gente teve aqui na Record.
Muita coisa foi desenvolvida pela equipe de Marcelo. Por exemplo, um marcador para as asas da personagem Ângela (Júlia Maggessi).
- As asas da anjinha eram colocadas num efeito de computador. O movimento delas era captado por essas bolinhas, como numa antena, desenvolvida pela nossa equipe. Para cada efeito visual, a gente bolava uma solução. As imagens depois eram inseridas graças ao fundo verde de chroma-key (como mostra a foto acima dessa reportagem).
Segundo Marcelo, o desafio foi grande, já que foram 240 capítulos na primeira parte da trilogia, e por episódio havia muitas cenas que exigiam o máximo de sua equipe.
- Sem dúvida nunca houve antes um programa diário com tanto efeito visual. Havia de 20 a 30 cenas por dia que necessitavam do nosso trabalho. Isso foi inédito. Um desafio e tanto. Mas valeu a pena. Foi um sucesso arrebatador.
Mutantes - Caminhos do Coração rendeu excelentes médias de audiência à Record. A novela alcançava os 20 pontos, consolidando o segundo lugar para a emissora. Algumas vezes, chegou à liderança.
A atriz Natália Guimarães, que interpretava a mulher-aranha na novela. Foto Divulgação Record
O R7 quis saber com Marcelo qual foi o personagem que mais deu trabalho para a sua equipe. Eis a resposta:
- Com certeza foi a mulher-aranha, vivida pela Natália Guimarães. Foi muito difícil fazer o contato das patas de aranha com o corpo dela. Tudo foi feito em 3D. Tudo que existe só no plano virtual é complicado de fazer a junção com o real. Temos que nos esmerar muito para não ficar artificial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário